quarta-feira, 29 de abril de 2015

Cinema nacional


Recentemente, eu e uma amiga criamos um programa sobre cinema na rádio da faculdade. Como vai ao ar toda semana, abordamos vários assuntos que vão desde Woody Allen a Audrey Hepburn. Mas outro dia notei nosso descuido ao olhar para a grade e não encontrar nada sobre o cinema nacional.

Resolvi o problema pautando o tema. Depois de pesquisar, tentei assistir alguns filmes nacionais que conheci, mas para a minha surpresa, encontrei poucos links disponíveis.

Não há como comparar a oferta que há na internet de filmes nacionais com a de estrangeiros. Somos educados a achar que tudo o que vem de fora é melhor, e com orgulho repetimos como zumbis que Hollywood é melhor sem ao menos conhecer o próprio mercado nacional.

No cinema não é diferente, só tem filme "American way of life" em cartaz. Sei que é bom, às vezes, ver um filme de romance bobinho, rir à toa ou apreciar um 3D repleto de efeitos especiais. Mas outras vezes, gostaria de refletir sobre a condição humana, o capitalismo, só que as salas de cinema (na sua maioria) não oferecem essa pluralidade.

Claro que amo o cinema estrangeiro, mas sei que é injusto não conhecer o do meu país e atirar tomates. Esse texto, antes de tudo, é um puxão de orelha para mim mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário